terça-feira, 14 de maio de 2019

Rendimento disponível dos particulares - 2018


1. Distingue rendimento pessoal de rendimento pessoal disponível.
R: O rendimento pessoal é a soma entre os rendimentos primários(rendimentos de trabalho e rendimentos de propriedade) e os rendimentos secundários(transferências internas e transferências externas) enquanto que o rendimento pessoal disponível é o rendimento pessoal menos os impostos directos e as contribuições sociais o que vai dar o rendimento pessoal disponível que é a quantia que o indivíduo tem para gastar optando por consumir ou poupar.
2. Distingue impostos directos de impostos indirectos.
R: Os imposto directos são aqueles que cabem ao capital e ao rendimento enquanto que os indirectos são aqueles que cabem ao consumo.
3. Distingue as contribuições para a segurança social dos impostos.
R: O estado cobra impostos de acordo com a política fiscal e pode gasta-los onde quiser enquanto que as contribuições sociais são destinadas a uma despesa específica como por exemplo as reformas,
4. Explica porque motivo a despesa em bens não duradouros é a parcela mais estável do consumo.
R: Pois os bens não duradouros são por exemplo bens alimentares e não há uma diferença muito grande na quantidade de consumo enquanto bens duradouros por exemplo sapatos, se tivermos um rendimento maior podemos não o usar tanto tempo esses sapatos e comprar outros para estar na moda enquanto que se tivermos menos rendimento podemos usa-los mais tempo tornando assim uma parcela menos estável que os bens não douradores.
5. Utilizando o ficheiro de ajudacalcula:

6. Interpreta os cálculos acima efectuados:
a) Em que ano o rendimento disponível dos particulares (RDP) caiu mais;R:2011
b) Nesse ano, quais as rubricas cuja queda mais contribuiu para a redução do RDP;R:Renumeração do trabalho, Rendimentos de empresa e propriedade.
c) Nesse ano, quais as rubricas cujo aumento mais contribuiu para a redução do RDP;R:Impostos directos.
d) Nesse ano, comenta a variação verificada no consumo de bens duradouros;R: Como o rendimento disponível diminuiu os bens eram utilizados por mais tempo.
e) Nesse ano, o significado da taxa de poupança. Como se justifica a queda da taxa de poupança após o final do Programa de Assistência Económica e Financeira (2011-2014, vulgo Troika).
R: Na Troika os impostos aumentaram e os rendimentos disponíveis diminuíram e as pessoas poupavam pois tinham medo do futuro logo a taxa de poupança aumentou.
7. Constrói um gráfico que ilustre que: RDP = Consumo de duradouros + Consumo de não-duradouros + Poupança (PREVIEW
Comenta.
R: Os bens douradores e não douradores aumentavam e diminuíam em conjunto afectando a poupança, porém o maior valo era dos bens não duradouros, e no ano em que os bens duradouras e os bens não duradouras apresentavam valores mais altos a poupança teve o seu valor mais baixo isto mostra que quando a poupança diminui o consumo dos bens aumenta e quando a poupança aumenta o consumo dos bens diminui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.