sexta-feira, 3 de maio de 2019

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini

2. Considerando a distribuição de rendimentos nos países C e D:
Ficheiro de ajuda
a) Calcula o rácio S80/S20;
b) Constrói o Gráfico com as Curvas de Lorenz;
c) Calcula os Coeficientes de Gini.
3. Interpreta os valores obtidos nas alíneas do ponto anterior.
Na alínea a) podemos verificar que o país C tem um rendimento distribuído de melhor forma pois os a percentagem dos 20% mais ricos é 8,38 vezes maior que a dos 20% mais pobres enquanto no país D a percentagem dos 20% mais ricos é 58,58 vezes maior que a dos 20% mais pobres. Na alínea b) podemos ver que o país C tem o rendimento distribuido de melhor forma pois a curva de Lorenz está mais perto da curva de igualdade absoluta enquanto que o páis D tem uma curva de Lorenz mais afastada. Na alínea c) podemos reparar que o país C tem um rendimento distribuido de melhor forma pois o seu Coeficiente de Gini é mais baixo que no país C tendo um coeficiente de 31,40 e o país D de 49,07.
4. Constrói uma tabela com os Coeficientes de Gini para 10 países da UE, considerando os dados de 2007-2017. Comenta a posição de Portugal relativamente aos restantes países que seleccionaste.
 R: Como podemos verificar na tabela a Eslováquia é o país que em 2017 tinha o rendimento distribuido de melhor forma tendo um coeficiente de Gini mais baixo e que portugal era o país com um rendimento pior distribuido tendo um coeficiente de Gini mais elevado em relação aos outros 10 países Portugal é o único que tem um coeficiente de Gini superior a 30.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.