sexta-feira, 31 de maio de 2019

Mercado de Títulos

1. Distingue mercado primário de mercado secundário.
R: O mercado primário é quando os títulos são vendidos pela primeira vez e mercado secundário é quando esses títulos são transaccionados.
2. Compara o empréstimo obrigacionista com o aumento de capital quanto:
a) à rentabilidade dos títulos;R: No empréstimo obrigacionista nós compramos obrigações com um determinado montante de dinheiro, ao fim de 5 anos recebemos o dinheiro investido ao comprar as obrigações e os seus juros. No empréstimo de aumento de capital nós compramos acções (uma percentagem do capital social da empresa) que dependendo do lucro da empresa recebemos a percentagem do lucro equivalente ao capital social comprado. A diferença é que com as obrigações a empresa tendo lucro ou prejuízo iremos sempre receber o nosso dinheiro de volta com juros enquanto que com as acções se a empresa não lucrar não recebemos nada, só recebemos se a empresa lucrar. Logo o mais rentável é o empréstimo obrigacionista.
b) à possibilidade de as empresas ajustarem os pagamentos à conjuntura económica.R: Se a empresa emitir obrigações ela vai sempre ter que pagar a essa taxa de juro corra bem ou mal enquanto que, com as acções a empresa só paga se houver lucro, se não houver lucro não paga sendo mais fácil se adaptar logo a melhor opção é o aumento de capital.

3. Explicita o significado dos termos:
a) Tomada firme;R: Garantem a emissão dos títulos.
b) Corretoras;R:A bolsa é o mercado onde as empresas se encontram com o grande público, através das sociedades corretoras ou sociedades financeiras de corretagem, que executam as ordens dos clientes na bolsa.
c) Cotação.R: É o preço dos títulos transacionados.

4. Distingue bull market de bear market
R: Bull market é quando o mercado das acções está em alta e designa-se bull market  pois os touros investem de baixo para cima. Enquanto que bear market é quando o mercado de acções está em queda e designa-se bear market pois os ursos investem de cima para baixo.
5. Imagina que em 31 de Março de 2014 tinhas uma carteira de 10.000 € em títulos, cujo valor subiu e desceu ao ritmo do PSI-20. 
Utiliza este gráfico (PSI-20 / VER MAIS / HISTÓRICO / 5 ANOS) para calcular o valor actual da tua carteira (em 27 de Maio de 2019).
R:
6. Refere as diferentes possibilidades que os indivíduos têm de rentabilizar os seus investimentos distinguindo os conceitos de price-taker e price-maker.
R: Price-takers são aqueles que não são suficientemente influentes para afectar o preço dos títulos enquanto que os price-makers são aqueles que possuem maior parte das ações tendo influência suficiente para afectar o preço dos títulos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.