terça-feira, 28 de maio de 2019

O financiamento da actividade económica: autofinanciamento e financiamento externo

1. Distingue capacidade de financiamento de necessidade de financiamento. 
R: Capacidade de financiamento é quando o indivíduo gasta menos do que recebe tende uma poupança positiva. Enquanto que a necessidade de financiamento é quando o indivíduo gasta mais do que recebe tendo uma poupança negativa.
2. Distingue financiamento externo de financiamento interno ou autofinanciamento. 
R: Auto financiamento é quando o indivíduo recorre aos seus próprios recursos para comprar um bem enquanto que financiamento externo é quando são utilizados recursos do exterior por exemplo de um banco para comprar esse bem.
3. “Nenhum pai considera seguro emprestar dinheiro aos filhos!”
Explica como esta falta de confiança está na base do modelo de negócio dos bancos, distinguindo a taxa de juro das operações activas da taxa de juro das operações passivas. 
R: 
4. São elementos do crédito: a confiança, o risco, o tempo e as garantias. 
Explica a relação destes elementos com a taxa de juro. 
R: Quanto maior a confiança menor será a taxa de juro, o risco é o facto de que o indivíduo pode não pagar, o tempo é o crédito ser concebido para um determinado tempo e as garantias são pessoais quando são pagas com recursos próprios ou reais quando são usados bens para pagar.
5. Explicita o conceito de criação de moeda. 
R: A criação de moeda é quando o banco concede crédito a um indivíduo, dinheiro que antes não existia.
6. Distingue as Instituições Financeiras Monetárias das Instituições Financeiras Não Monetárias. 
R: As Instituições Monetárias podem criar moeda e as Instituições Não Monetárias não podem criar moeda nem receber deposito. 
7. Distingue acções de obrigações, quanto:
a) Ao risco;R: As obrigações são mais seguras pois mesmo que a empresa não lucre iremos sempre receber o nosso dinheiro de volta.
b) À rendibilidade;R: As acções são melhores pois nós compramos uma parte do capital social da empresa e de acordo com o lucro recebemos a mesma percentagem podendo ganhar mais do que investimos.
c) À liquidez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.