1. Refere factores que conduzam ao consumo impulsivo.
R: Os factores que conduzem para o consumo impulsivo são por exemplo a tristeza, depressão, ganância.
2. Caracteriza a oniomania.
R: Oniomania é uma pessoa que tem um vicio, por exemplo uma pessoa que é viciada em compras está sempre a comprar produtos e bens materiais.
3. Distingue o consumismo da doença (oniomania)?
R: O consumismo não é uma doença mas sim uma necessidade do nosso dia a dia enquanto oniomania é um vício. Por exemplo comprarmos comida para as nossas refeições é uma necessidade do nosso dia a dia porém comprar roupa constantemente em demasia e roupa que não usamos é considerado um vício.
4. “Comprar coisas de que não se precisa faz parte do estatuto de ser mulher”. Comenta.
R: A mulher tem o desejo de muitas vezes comprar algo que não necessita.
5. “A compulsão não escolhe género, os homens apenas têm outros interesses”. Identifica as áreas de consumo compulsivo segundo o género.
R: As mulheres compram produtos mais à base de roupa ou produtos de higiene/beleza enquanto os homens compram produtos mais à base de jogos ou de material desportivo.
6. Identifica o perfil das pessoas que correm maior risco de se endividarem.
R: Pessoas que ganhem o salário mínimo e mesmo assim gastam nos seus vícios (gastam mais do que ganham).
7. Refere a Internet como facilitadora do consumismo.
R: A Internet é uma facilitadora do consumismo, pois antes de irmos ás lojas podemos encontrar os produtos na Internet assim como a sua publicidade.
8. Refere a Internet como ferramenta de uma atitude consumerista.
R: A Internet é uma ferramenta consumerista pois aparece muita publicidade e como na actualidade a Internet é usada para fazermos praticamente tudo em questão de lazer somos ''alvos'' da publicidade que a Internet contém de produtos e bens materiais.
9. A propensão ao consumismo depende da educação? Como?
R: Sim, há pais em que quando o seu filho pede alguma coisa eles dizem para juntar/poupar dinheiro e comprar o produto enquanto existem outros pais que quando o seu filho chora ou faz birra pois quer aquele produto eles compram.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.