sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Os Agentes Económicos

1. Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.

Os aspectos fundamentais da actividade económica são:
- O consumo;
- A produção;
- A distribuição;
- A repartição do rendimento;
- A acumulação de capital;

2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?

Em economia estudamos micro-sujeitos e macro-sujeito.Se uma  empresa for individual dizemos que são micro-sujeitos pois, em economia, não se estuda comportamentos individuais. Se uma empresa for em grupo dizemos que são macro-sujeitos pois, em economia, têm a mesma função principal.

3. Nas sociedades rurais grande parte da produção destinava-se a auto-consumo. Nas sociedades modernas a distribuição e o Marketing têm uma importância crescente. Refere alguns aspectos que sustentem estas afirmações.

Nas sociedades rurais a população limita-se à agricultura sendo um sustento para elas próprias enquanto nas sociedades modernas são usadas publicidades, folhetos, cartazes para promover um bem material.

4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.

As empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis pois o preço é maior que o custo por isso têm lucro. Enquanto o estado produz bens não comercializáveis pois o preço é menor que o custo por isso não têm lucro por isso as empresas não podiam produzir e cobram impostos.

5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.

Através do processo de investimento, as empresas aumentam a capacidade de produção. Por isso este processo é indispensável para a economia poder satisfazer as necessidades da população.
Produzindo bens para a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.