terça-feira, 23 de abril de 2019

A actividade produtiva e a formação dos rendimentos


1. Refere duas medidas políticas propostas pelo RDH2015 tendo em vista a redução das desigualdades de oportunidades

2. Partindo da definição do rácio S80/S20 explica qual seria o seu valor numa sociedade igualitária.
R: Numa sociedade igualitária o valor seria de 1 indicando que S80 e S20 teriam valores iguais.

3. Observando o rácio S80/S20 nos países da União Europeia, relaciona a equidade na repartição do rendimento com desenvolvimento, comparando Portugal com dois países contrastantes.

4. Distingue rendimento de riqueza.
R: Rendimento é um fluxo pois o individuo ganha um ordenado no fim do mês e lucra por ano enquanto que a riqueza é um valor acumulado por exemplo um património de bens financeiros e materiais.

5. Distingue riqueza de capital. 
R: Riqueza é um valor acumulado por exemplo um património de bens financeiros e materiais, enquanto que capital é quando pegamos na nossa riqueza e investimos para fins lucrativos.

6. Distingue rendimento de transferência. 
R: Rendimento é um fluxo pois o individuo ganha um ordenado no fim do mes e lucra por ano enquanto que transferência é um movimento pecuniário  desligado da produção.

7. Relaciona valor acrescentado com rendimento. 
R: O valor acrescentado é um valor que antes não existia e o valor acrescentado é o rendimento que se gera com esse valor acrescentado. 

8. Explica como necessariamente, do desenvolvimento do processo produtivo/actividade produtiva resulta a repartição primária dos rendimentos.

9. Além das disparidades salariais, refere outro factor que contribui para uma repartição do rendimento injusta.
R: Outros factores são os diferenciais de compensação e a segmentação de mercados.

10. Explica as disparidades salariais em resultado dos seguintes factores:
a) Qualificações profissionais;
R: Como as pessoas têm mais qualificações profissionais sabem fazer mais coisas e o salário tende a ser mais elevado.
b) Anos de experiência;
R: Tendo anos de experiência o indivíduo sabe como produzir o produto da melhor forma e mais rápido o que ajuda a empresa a lucrar mais. 
c) Diferencial de compensação (poder de atracção das profissões);
d) Segmentação de mercados em grupos não concorrentes (carreiras/categorias profissionais). 

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