sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Preço de um bem - noção e componentes

1. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de valor de uso e valor de troca.

R: A água é um bem com um valor de uso elevado pois necessitamos de água para viver porém dificilmente se trocaria por outro bem, no entanto, o diamante não tem nenhum valor quanto ao uso mas um valor elevado de troca pois facilmente o trocaríamos por outro bem.

2. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de utilidade total e utilidade marginal.

R: A utilidade marginal da água seria cada vez menor á medida que fossemos bebendo um copo enquanto que a utilidade marginal do copo seria bastante elevada.

3. Refere três factores que influenciam a formação dos preços.

R: Os preços formam-se com base na quantidade em que esse bem é produzido, na procura por esse bem e no custo de produzir esse bem.

4. Comenta a importância da estrutura do mercado na formação dos preços, referindo dois exemplos de mercado concorrencial e dois exemplos de monopólio.

R: Num mercado de monopólio o produtor tem maior controlo sobre os preços como por exemplo a Galp tem o monopólio da refinação de gasolina então ele é o único a definir um preço para esse processo; ou numa loja de um determinado produto que só essa empresa vende no país, essa empresa tem o poder de definir o preço. Enquanto que num mercado concorrencial os preços são definidos com base nos preços da concorrência de forma a que atraiam mais clientela, por exemplo no caso da Pizza Hut e da Telepizza ou do Mc Donalds e do Burguer King, vendem o mesmo produto mas em preços diferentes com o objectivo de atrair mais clientela para o seu restaurante; ou por exemplo uma loja de roupa como a adidas e a Nike, vendem o mesmo bem com preços diferentes para poder atrair mais clientela para as suas lojas.

1. Apresenta dois factores a favor e dois factores contra a cobrança de propinas na faculdade, que se aproximem do custo real do bem.

R: Dois factores a favor das propinas da faculdade são que é mais caro ter um filho na creche do que um adulto na faculdade pois as propinas da faculdades são menos dispendiosas, e os adultos podem trabalhar para pagar as suas próprias propinas. Dois factores contra são que alunos que não sejam abonados não têm bolsa não tendo assim qualquer apoio financeiro, tendo ainda que pagar residência, transportes livros e material, e o valor foi aumentando com o tempo passando de 6 euros para 400 euros.

2. Justifica a insuficiência dos aspectos estudados nesta tarefa para explicar a formação dos preços.

R:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.