sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Conceito de Produtividade

1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.

R:  Produtividade do Trabalho = Produção/Factores Trabalho.
      Produtividade Total dos Factores = Produção/Totalidade dos Factores.

2. Como podemos melhorar a produtividade?

R: A produtividade pode aumentar, aumentando a produção, diminuindo os factores produtivos ou aumentando os dois em simultâneo.

3. Que factores determinam a produtividade?

R: Equipamentos mais modernizados, devido ao progresso tecnológico, boas organizações, e como foi referido na aula também as qualificações do trabalhador.

4. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)

R: Os 5 países onde é mais elevada a produtividade são: Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo e Países Baixos, têm um valor acima de 100 enquanto portugal tem um valor de 66,4.
     Os 5 países onde é menor a produtividade são: Bulgária, Hungria, Letónia, Polónia e Roménia, todos estão abaixo de 66,4 ( valor de Portugal ).

5. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade. 



R: Podemos observar que a produtividade laboral por hora de trabalho de 2000 a 2017 é mais elevado na União Europeia (28 países), de 2000 a 2017 Portugal diminuiu ligeiramente a sua produtividade.

6. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho por pessoa empregue na economia portuguesa comparativamente aos mesmos países da União Europeia. 
Apesar dos valores da produtividade por pessoa empregada serem diferentes dos da produtividade por hora de trabalho, as conclusões são as mesmas? 





7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador. 

R: Quando um empresário decide contratar mais um trabalhador a produtividade marginal é cada vez menor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.