quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Combinação dos Factores de Produção - 2º

1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4.




R: O custo de produção correspondente Q= 4, o custo Fixo tem um valor de 55, enquanto que o custo fixo médio tem um valor de 13.75, o custo variável tem um valor de 105, enquanto que o custo variável médio tem um valor de 26.25, o custo total tem um valor de 160, enquanto que o custo total médio tem um valor 40.00. O que quer dizer que existe mais custo de produção nos custos fixos, variáveis e totais.

2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.


R: O que as curvas querem apresentar é que o custo fixo não vária com o nível de produção, e o custo variável aumenta com o nível de produção. 

3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas. 


R: O que as curvas querem apresentar é CFM decrescem desde do início, significa que tendem para o 0 (zero).

4. Indica a combinação óptima de factores correspondente aos salários de 5 ao custo da capital de 5,5 na tabela que ficou incompleta na segunda imagem deste post


A-38 (5*1 =5; 5.5*6= 33 isto é 5 + 33 =38)
B-26.5 (5*2 =10; 5.5*3 =16.5 isto é 10 + 16.5 = 26.5)
C-26 (5*3 = 15; 5.5*2= 11 isto é 15 + 11 =26)
D- 35.5 (5*6 =30; 5.5*1 =5.5 isto é 30 + 5.5 = 35.5)

5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da actividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.

6. Demonstra que a concentração das empresas ocorre nos sectores com mais elevados custos fixos, recorrendo à lei das economias de escala.

R: A concentração das empresas com mais elevados custos fixos é que têm maior flexibilidade para se adaptarem mais rapidamente as novas existências dos mercados. Assim, fornecem mais produtos e serviços com preços competitivos e a qualidade mais desejada por determinados mercados.

7. Relaciona as (des)economias de escala com a curva do custo médio.


R: Quando o custo médio está acima da média, acrescenta um valor, ou seja, a economia cresce. Mas quando o custo médio esta abaixo da média, acrescenta a mesma um valor, ou seja, a economia decresce.

8. “Se as escolas forem muito grandes, as pessoas deixam de conhecer-se e o anonimato contribui para o aumento da indisciplina”.
8.1. Comenta utilizando o conceito apropriado.


R: Concordo, pois as pessoas ao deixarem de se conhecer vai existir mais anonimato, e ajuda a contribuir para o aumento da indisciplina. E se as escolas são maiores tem que ter mais alunos, ou seja as salas vão estar cheias e vai ser difícil dos alunos aprenderem. E se existem mais alunos a escola vai ter mais custos fixos.

8.2. Refere outros factores, como (a) a lotação das salas, (b) a dificuldade em conseguir melhores horários, (c) o distanciamento da direcção relativamente a alunos, professores e pais.


R: a) Se a escola é grande tem que haver mais alunos, mas também as salas vão ficar lotadas, com que faz que os alunos não consigam aprender melhor. b) por exemplo como  muitos alunos tem que haver mais turmas, faz com que tenha de haver mais horários e é difícil se forem muitos. c) E pode provocar com que os alunos não tenham contacto com a direcção, digo o mesmo para os pais é difícil de conhecer os professores do filho e também os da direcção. 

8.3. Aponta alguns factores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas.


R: Um dos factores é que podem ter que comprar mais maquinas, que as pessoas não conheçam, ou seja, vai haver mais capital e menos produção.

II

Partindo de uma leitura de Alfred Marshall, (Backupapresenta três argumentos que justifiquem a concentração empresarial partindo das economias de escala.
SUGESTÕES DE LEITURA: Economias de escala e tendência para a fusão, Larga escala e rentabilização de maquinaria, Larga escala e economia de competências, Larga escala e atracção de trabalhadores excepcionais, Larga escala e homens de confiança.

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